Começamos a existir Naquele Sonho que faz realidade todos os outros, derramando o Seu amor, através do amor de dois seres humanos, e, no milagre da vida, descobri-mo-nos capazes de pensar, de amar, de chorar, mas também de sorrir. Misturando este sonho, agitado pela vida, assim pensamos... e do pensar a letra se faz, e da Palavra se recomeça de novo, como na Origem.

17 novembro 2010

Hoje em mim

A noite caiu conferindo ao dia um misterioso adjectivo: passado. Passado porque chegou ao fim. Passado porque hoje foi um dia novo. Passado porque eu próprio chego ao final «passado». Cada pessoa que passa diante de nós é uma espécie de desafio que Deus nos apresenta: que sejamos capazes de a escutar, de lhe responder, de abraçar, numa palavra: de amar. Os diversos centros sobre os quais gravita a nossa vida têm este eixo comum: quem nós somos, lubrificados pelo amor de Deus, que passa pelos outros, e também por nós próprios.
Muitas vezes não temos respostas. Aliás frequentemente temos mais perguntas do que respostas. A dúvida assalta-nos. É metódica, diria R. Descartes. Por mais que tentemos ser ou fazer melhor nem tudo depende de nós. Concomitantemente a cada um de nós é pedido que sejamos capazes de entender aqueles que passam pela nossa vida. Às vezes sabe bem deixar tudo nas mãos Dele, para que seja Ele a decidir o melhor. Fazendo tudo aquilo que depende de nós, confiamos porém que a nossa felicidade está mais além... está garantida. Não apenas através do nosso esforço. Não por um qualquer seguro. Mas únicamente por dom de Deus, que aliado ao nosso labor, garante, como um selo de garantia que não falha, a felicidade.
Não sabemos o que irá acontecer amanhã. Não adianta pensar demasiado naquilo que foi a nossa vida até aqui. A única coisa que realmente está nas nossas mãos é fazer do agora o momento de abertura à graça divina, qual sol que fará germinar a semente de amor que hoje lançámos. Nem somos donos do mundo, nem de ninguém, nem dos outros. Em última análise, nem sequer somos donos de nós próprios. Na mão de Deus colocámos os nossos anseios, as nossas esperanças, as nossas dúvidas e também os nossos pecados, erros, dores e limitações. A nossa fraqueza consciente é Nele tornada uma fortaleza inexpugnável.
O mundo pode acabar. Podem nem todos entender o que fazemos. Alguns podem mesmo pensar que somos ingénuos. Mas Ele se encarregará de dar um sentido ao sem sentido do quotidiano. Aliás, Ele é o sentido, Ele é que vem ao nosso encontro todos os dias, é Ele que pede para ser amado em cada um dos que passa diante de nós. Não porque Ele precise. Mas porque nós precisamos urgentemente de descobrir que fomos feitos para amar, não a nós próprios apenas, não aos nossos amigos apenas, não apenas àqueles que nos convém, mas a todos os que estão fora de nós: só assim seremos capazes de superar o sem sentido aparente e a finitude das coisas.
Deus nos livre do dia em que nos considerarmos perfeitos e só aceitarmos esses a rodearem os nossos assentos. A maravilha da vida e a ânsia de eternidade que nos habita só poderá encontrar uma resposta se formos capazes de aceitar a nossa condição: imperfeitos, limitados, fracos. Mas a resposta é Ele Quem a dá, e somos nós que nos deixamos responder.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda antes de nós existirmos... Ele sabe e conhece todas as coisas e a nossa confiança agrada-lhe. Coragem na caminhada!