Começamos a existir Naquele Sonho que faz realidade todos os outros, derramando o Seu amor, através do amor de dois seres humanos, e, no milagre da vida, descobri-mo-nos capazes de pensar, de amar, de chorar, mas também de sorrir. Misturando este sonho, agitado pela vida, assim pensamos... e do pensar a letra se faz, e da Palavra se recomeça de novo, como na Origem.

02 janeiro 2011

De camelo... à procura d'Ele!

Podemos procurar muitas coisas de formas muito diferentes... àgua para beber porque temos sede, uma cama para dormir porque estamos cansados, um lugar ao sol numa praia porque queremos estar perto da água... um lugar para estacionar, uma casa para viver, um raio de sol para nos iluminar... um aquecedor quando temos frio, um amigo se queremos falar, uma mão estendida se precisamos. Enfim... podemos procurar até Deus... ou não. Hoje, e nesta recta final do tempo natalício, olhamos habitualmente para umas figuras engraçadas que foram capazes de fazer uns quilómetros num transporte para nós inusitado: de camelo. Eles foram à procura de uma profecia... de uma luz que iluminava o que os arcanos prometiam, e eles sabiam ter chegado.
Cada um de nós vem do seu oriente... uns de perto, outros de longe. Indistintos na cor, irmãos na humanidade, muitas vezes temos necessidade de pedir ajuda aos reis deste mundo. Parece até que os incomodamos, que viemos trazer desassossego, que viemos relembrar o que à muito estava esquecido. E interrogamos: onde está o rei dos judeus?! Onde está aquele que as profecias anunciaram?!
A atitude dos reis deste mundo é de desconfiança e dupla: mandam-nos informar das fraquezas d'Aquele que veio, das respostas que Ele não dá, das vezes em que parece apenas uma criança impotente, para que os grandes daqui Lhe possam puxar o tapete... e nós seguimos... de camelo... para o Belém que em cada dia rejeita o Menino e O envia para presépios... Ficamos contentes porque a estrela segue à nossa frente, porque afinal de contas para onde devemos encontrar o Menino. Quanto mais não havemos de ficar por ver Aquele cuja presença é maior do que qualquer Luz?! Ao fim duma longa estrada esperava-nos, depois de tudo o que passámos, e queremos por vezes esquecer, um Raio de Sol que tudo ilumina...
Quem sabe se voltaremos para trás pelo mesmo caminho, por outro... a pé... de camelo... quem sabe se aprendemos onde para a estrela... quem sabe se deixámos lá o Menino... O desafio é nunca mais parar, nunca mais deixar de O adorar... de nos prostrarmos na Sua presença...
Os nossos tesouros resumem-se a muito pouco... nada do que temos é verdadeiramente nosso... Mas se Aquele de quem tudo procede se fez pequeno, necessitado de tudo o que já por direito era Seu, que nos resta a nós?! Talvez prosseguir, de camelo, à procura d'Ele!

Sem comentários: