Começamos a existir Naquele Sonho que faz realidade todos os outros, derramando o Seu amor, através do amor de dois seres humanos, e, no milagre da vida, descobri-mo-nos capazes de pensar, de amar, de chorar, mas também de sorrir. Misturando este sonho, agitado pela vida, assim pensamos... e do pensar a letra se faz, e da Palavra se recomeça de novo, como na Origem.

06 março 2007

Hão-de olhar para Aquele que trespassaram - a morte...

Hão-de olhar... Porquê? Talvez porque perdemos alguns sentidos da existência... Sem Ele perde sentido a vida, ou o seu termo, a morte.... ou o Tempo e a eternidade... penso que ninguém esquece este tema, no entanto parece que disfarçamos, ou que a sociedade disfarça o que nos faz passar para lá deste "cronos".
Nas palavras de J. L. L. Arauguren, fala-se da "morte iludida". Mas esta atitude apenas acontece porque se encara a morte como um um fim, como oposição à vida, que de certa forma a paralisa e lhe corroi as energias... Como não a podemos superar, nem tao pouco referir-nos àquela que será a nossa própria morte, reprimimos naturalmente o pensamento dela. Não podemos compreender nem entender a morte, mesmo à luz da teologia, se não for iluminados pela morte do próprio Filho de Deus. E mesmo da morte deste, apenas o Pai foi testemunha, de facto alguns o terão visto expirar, mas a morte em si, ultrapassou-os, como de resto nos ultrapassa a morte de alguém, mesmo ao nosso lado. Contudo e ao glorificar o Filho, Deus mostra-nos o que foi a morte do Seu Filho, e o que é para nós: a entrada na Sua verdadeira vida filial. Cabe dizer que uma importante chave de leitura aqui é a aceitação que Jesus tem da Sua morte com verdadeira liberdade. O MORRER-COM-CRISTO habita desde já cada cristão, dando a todos nós a possibilidade de desde já viver nesta tensão até que o morrer-com aconteça e nos torne verdadeiramente cristãos. De facto o que começamos no baptismo apenas encontra aqui o seu termo. A morte é assim o ponto de encontro de todos com Cristo. Na morte Ele está onde nós estamos (Kenose) e nós estamos onde Ele está.

Sem comentários: