Começamos a existir Naquele Sonho que faz realidade todos os outros, derramando o Seu amor, através do amor de dois seres humanos, e, no milagre da vida, descobri-mo-nos capazes de pensar, de amar, de chorar, mas também de sorrir. Misturando este sonho, agitado pela vida, assim pensamos... e do pensar a letra se faz, e da Palavra se recomeça de novo, como na Origem.

25 janeiro 2012

Eu, Paulo...

O dia de hoje é extremamente simbólico. Após o Natal seguem-se duas celebrações de dois discípulos de Jesus. Joao, o discípulo amado. E hoje a conversão daquele que se auto-intitulou abortivo. Com razão algumas vozes vão dando a Paulo um papel de relevo no cristianismo tal como hoje o vivemos e o entendemos no mundo ocidental. Judeu, filho de judeus, a raça eleita, descendente de Abraão, herdeiro da promessa, começa por ser um homem de zelo. Instruído na escola de Gamaliel, este super-apóstolo conhecia de cor as escrituras. Porém os seus olhos estavam fechados ao cumprimento da promessa de Deus. Jesus entra na sua vida em primeiro lugar pela negação que ele, Saulo, dele faz. Um mês depois, isto é o tempo que Deus quer, Paulo experimenta uma mudança tal na sua vida que ela fica invertida, até na morte. Verdadeiramente este é outro Natal. Paulo experimenta na carne as palavras que o Mestre dissera: é preciso nascer de novo. A nossa perplexidade permanece. Poderá um homem entrar de novo no seio de sua mãe?! Mas Ele, que faz novas todas as coisas, deixa-nos experimentar o que é preciso para nascermos de novo. Faz-nos cair dos nossos cavalos das nossas forças, deita por terra os nossos planos, para com a Sua luz intensa os transfigurar pela sua Cruz. Neste mistério é que a nossa vida ressurge, e de novo nos levanta, fazendo cair dos nossos olhos aquilo que nos impedia de ver. E então, nessa altura somos associados ao crucificado, porque com Ele passamos a viver, convertidos. Este é o processo pelo qual todo o cristão passa. Porém nem sempre estamos despertos a esta realidade. Nem sempre compôs capazes de por as nossas forças e o nosso coração naquilo que ELe nos pede. Como Paulo, Quero, Senhor, conhecer-te ainda mais e À força da tua ressurreição. Para conhecer-te fui longe e me perdi Agora que te encontrei não quero mais deixar-te O que era importante para mim, Isso deixei que fosse nada, Pará que em mim ti possas brilhar. Mostra-te Senhor na minha vida, Faz de mim instrumento de graça, Deixa que os outros em mim vejam o teu rosto! nada mais me move Jesus, Do que amar-te e fazer-te amar. Toma-me, chama-me pelo meu nome, Que não seja mais teu perseguidor, Mas que em mim a tua misericórdia seja justiça. Tece tu na minha vida a tenda onde hás-de habitar, E sê tu a morada que espero. Amen.

Sem comentários: